História e Origem do Sushi
Não se sabe em concreto a data de origem do sushi, mas acredita-se que este apareceu 400 anos a.C. no sudeste asiático. Os Orientais limpavam o peixe e retiravam as vísceras e, de seguida, punham-no dentro de uma caixa de madeira, cobrindo-o com o arroz. O arroz ao fermentar, dá origem ao vinagre de arroz, que conservava o peixe mantendo as proteínas, que eram essências.
O sushi foi-se espalhando por toda a China e, mais tarde, 800 anos d.C, no período de Heian (última divisão histórica clássica japonesa), foi introduzido no Japão. Começou-se por comer o peixe que estava cru, apenas conservado em arroz fermentado, e introduziu-se como guarnição o arroz que fermentara o peixe, ao qual foi dado o nome de sumeshi. Este tornou-se popular depois de provarem o peixe curtido com o arroz.
A crescente popularidade do sumeshi fez com que cada região japonesa misturasse ao arroz e ao peixe, os vegetais e iguarias que eram típicas desta região, passando de geração em geração. O sushi diferencia-se, assim, de região para região.
A comercialização do sushi, deu-se no séc. XIX, em Tóquio, onde a venda do sushi era feita em carros móveis e barracas devido à baia de Tóquio ser rica em embarcações pescatórias. Foi assim que surgiu o nigiri-sushi.
Em Tóquio, o Chef Yohei Hanaya melhorou o sushi, tornando-o mais apelativo e inovador.
Após o terramoto de Kanto, em 1923, vários Chefs qualificados em sushi perderam o emprego, indo trabalhar para outras zonas japonesas, levando as técnicas e ajustando-se às iguarias da região.
Em 1980, houve uma atenção a nível mundial para o sushi, por ser uma refeição saudável, e desta forma espalhou-se por todo o mundo, de forma a combater os erros alimentares que outros países tinham como os Estados Unidos da América. Introduziram-se máquinas para a produção em massa de sushi e comercializou-se em bares e restaurantes, por Chefs de sushi, sendo mais acessível a nível mundial.